Conheça algumas dicas para conhecer Bonito-MS.

A “melhor época” para conhecer Bonito é um tanto relativa; afinal, depende do gosto de cada um. As duas principais características do clima local são as estações de seca e chuva, que refletem diferentes condições do tempo. Analise os pontos positivos e negativos de cada uma, faça um balanço e, então, decida-se sobre em qual época prefere viajar.

A estação chuvosa, entre dezembro e março, coincide com o verão, época de calor intenso e temperaturas na casa dos 35ºC. Nesse período as cachoeiras estão mais cheias; a mata, mais verdinha – mas há menos peixes nos rios por conta da piracema. É preciso saber que, com as chuvas, passeios podem ser desmarcados e a água dos rios fica turva.
Do meio de dezembro ao início de fevereiro o sol incide na Gruta do Lago Azul, tornando a visão do lago ainda mais exuberante.

A estação seca, entre os meses de maio e agosto (inverno), é a época em que os rios estão mais cristalinos e com mais peixes, porém é também um período em que podem ocorrer queimadas e a temperatura da cidade cai. É comum fazer calor durante o dia e friozinho durante a noite (mínimas de 15ºC), por isso tenha roupas frescas e também agasalhos.

Como em outros destinos turísticos, meses de férias e feriados requerem reservas nos hotéis feitas com antecedência. Se quiser viajar no Carnaval, não deixe de se programar, pois a cidade fica lotada!

Para quem curte música, o Festival de Inverno, que acontece no final de julho, é uma ótima oportunidade para estar na cidade.
Permanência
A permanência mínima ideal, é de quatro dias, para que possa ser realizado um passeio de cada tipo.

Passeios

Algumas considerações importantes:
Como cada passeio tem um número máximo de visitantes por dia, o ideal é efetuar as reservas com antecedência.
Todos os passeios são pagos. Estes valores variam de R$ 25,00 a R$ 204,00. Para a prática de rapel e mergulho autônomo, os preços são maiores. Nestes valores não estão incluídos o transporte até o passeio.
Qualquer reserva para os passeios deverá ser efetuada numa agência de turismo local. A agência se responsabilizará pelas reservas, contratação do guia de turismo que irá acompalhá-lo e emitirá uma autorização para realização do seu passeio.
Conforme lei municipal, para visitação dos atrativos turísticos de Bonito é obrigatório o acompanhamento do Guia de turismo local credenciado pela EMBRATUR e cadastrado na prefeitura.
O calçado ideal para a realização da maioria dos passeios é o tênis.
Para a realização dos mergulhos autônomos é obrigatório ter curso de mergulho.
O protetor solar e o repelente não poderão ser utilizados em alguns atrativos para a conservação das águas e peixes.
Todas as estradas que dão acesso aos passeios são de terra.
As condições atmosféricas podem impedir ou dificultar a realização de alguns passeios.

O que trazer
Além de muita disposição, são indispensáveis roupa de banho, boné ou chapéu de palha, mochila, tênis, camisetas, shorts, moletom, capa de chuva, protetor solar, repelente, máquina fotográfica, câmera filmadora e agasalho no inverno.

Reservas de estadia
Se você pretende ir em épocas de alta temporada – principalmente verão e feriados prolongados – faz-se necessário uma reserva antecipada. Apesar de haver muitas pousadas e hotéis, a chance de você ficar sem lugar não é pequena. Inclusive, se você pretende ir fora de temporada, é bom ligar pra saber da disponibilidade de vagas, porque, de repente o lugar que você pretende ficar estará em reformas ou reservado para alguma excursão, você dança.

Reservas de passeios
Vale a mesma coisa das reservas de estadia. O número de pessoas por passeio / dia é limitado – tudo em nome da preservação do local – e sem guia e sem agência de turismo, você não pode ir aos passeios. É proibida a entrada de pessoas sem os guias das agências em quase todos os passeios, com exceção do balneário municipal e da ilha do padre. A maioria das atrações estão em propriedades particulares por isso faça suas reservas junto a sua agência lá em Bonito, antes de ir ou lá, pra não perder viagem.

Tempo para passeios
Se você gosta de se programar com antecedência, pode reservar para todos os passeios, com exceção daqueles mencionados o dia todo, de um período: ou toda manha ou toda a tarde. Dificilmente você vai conseguir fazer mais de um passeio por período, principalmente porque as distâncias não são próximas e você acaba ficando mais do que o descrito, principalmente fora de temporada.